sábado, 16 de maio de 2015

Dieta Mediterrânica



Os domingos cheiram a assado –
O meu passado gosta sempre de falar no presente  -
A mãe levanta-se cedo –
O meu pai e a minha mãe
São figuras de alegria, de riso,
Tal como muitas das presenças invisas, fantasmas,
Que me criam ainda –
Deita o azeite na terrina,
Depois o lombo e mais azeite sobre a carne,
Que escorre movido por uma espécie de ternura –
E depois as batatas velhas
Que a minha avó encerrava,
Em jeito de ouro inca, em três leiras
E distribuía depois pelos filhos,
Herança, transmissão de sangue.
E as oliveiras do quintal
Amamentavam-nos com um azeite muito ácido
E dos outros avós, limões e ovos.
É assim na minha família
A dieta mediterrânica.


Nuno Rocha Morais





Sem comentários:

Enviar um comentário

Onde estais versos magníficos, Cantos de fachada belíssima, Naves de silêncio imponente, Palavras que ultrapassam o tempo, Onde estais, que ...