domingo, 10 de outubro de 2021

Pilha (1)

 

Não o conheço. O cheiro dele é-me estranho.

Consinto que me pegue, me faça festas,

Mas não escondo o meu fastio.

Trata-me com uma familiaridade

De que os gatos não gostam.

Tenho impressão de que outros vieram,

Ficaram algum tempo, o tempo

De me afeiçoar a eles, de lhes ronronar,

De lhes escolher o peito para dormir,

Sim, outros vieram, mas não ficaram

E nunca mais voltaram

Ou não voltaram a tempo

De que a minha memória ainda os guardasse,

O que vai dar ao mesmo.

A memória de um gato é curta

Porque o afecto não se pode demorar

Em quem não volta depressa.

           Outros vieram. Seriam sempre o mesmo?

É impossível saber, é impossível reconhecer.

Mas vou afeiçoar-me a este,

Vou ronronar a pedir-lhe colo,

Dormir junto a ele. Sei que não vai ficar

E que a memória de um gato é curta.

           Mas, enquanto dura, é ferida bastante.

 

Nuno Rocha Morais

(1) Nome da gata do Nuno


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deram-nos uma liberdade de cravos Desenterrada dos mais sombrios tempos – Crónica da memória – Liberdade pisada, amarfanhada Nas profundezas...