domingo, 5 de julho de 2015

Desenhos animados


As emoções começam por ser
Uma memória de imagens:
Imagens o bem e o mal,
A alegria, a amizade, o medo.
O meu primeiro filme foi, creio, “Mogli, o menino da selva.”
Lembro-me da pantera fiel, Baguera,
Do poderoso tigre Shere Khan.
Há emoções que me fitam com um rosto de madrasta,
Outras mordem maçãs envenenadas;
Também o meu coração se picou num fuso
E esperou, paciente, o príncipe que eu próprio era,
Se há alguma verdade nisso de Eros e Psique.
Muitos anos volvidos, na pele do Monstro
Amei a Bela,
Convicto de que o meu amor era já rei.
Muito de mim se fez real
Nessas existências coloridas.
Nas primeiras imagens vieram
As primeiras emoções, ou talvez vice-versa
Ou talvez os dois fossem simultâneos.
Eu, entre imagens e emoções,
Também era um menino da selva
Primeira visão da alma
Amamentada por uma loba.


Nuno Rocha Morais 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Onde estais versos magníficos, Cantos de fachada belíssima, Naves de silêncio imponente, Palavras que ultrapassam o tempo, Onde estais, que ...