domingo, 24 de dezembro de 2017

Hoje, é dia de Natal e, não sei,
Talvez estivesse só,
Se não fosse uma gaivota
Que repete círculos
Num céu estranhamente baixo,
Ela, como eu, longe do mar.
Ando por estas ruas distraídas
Que hoje me levariam a qualquer vida,
Ruas leves, à deriva, sem deus,
Um deus dissoluto, disperso em rituais,
Intocável a qualquer prece.
Há uma solidão que se espraia em mim,
Como um baldio, um descampado,
A infância faz força, pressurosa,
Contra o pensamento.
Não a deixo vir.

Nuno Rocha Morais

1 comentário:

  1. Feliz Natal, Nuno!


    Oggi è il giorno di Natale

    Oggi è il giorno di Natale e, non so,
    Forse me ne starei da solo,
    Se non ci fosse un gabbiano
    Che vola e rivola in cerchi
    In un cielo stranamente basso,
    Lui, come me, lontano dal mare.
    Vado per queste strade distratte
    Che oggi mi condurrebbero a una vita qualunque,
    Strade lievi, alla deriva, senza dio,
    Un dio dissoluto, disperso in rituali,
    Insensibile a qualunque preghiera.
    C’è una solitudine che si propaga in me,
    Come un terreno spopolato e incolto,
    L’infanzia preme, insofferente,
    Contro il pensiero.
    Non la lascio passare.

    ResponderEliminar

Onde estais versos magníficos, Cantos de fachada belíssima, Naves de silêncio imponente, Palavras que ultrapassam o tempo, Onde estais, que ...