domingo, 19 de abril de 2015

Sorrisos para Mona Lisa



I
 O sorriso insondável
 Revelação sem evidência,

II
Se uma mulher feliz,
Se traída, se melancólica,
Se jubilante, se terna –
Nunca com tal intensidade
Um sorriso foi tão pouco:
Um sorriso para que nunca saibam
Quem fui, quem sou.

III
Sorrio-me talvez para vós,
Que me mirais
E estais mortos.

IV
Atraiçoei a minha linhagem,
Entreguei-me nos braços de um amante vil –
Este estar aqui –
Por ódio, por ódio;
De ódio é este sorriso
E os olhos semicerrados.

V
Ou a fadiga
De que nunca sabereis,
Convencional esposa
E mãe e trapo,
Por sorriso só esta fadiga
De que nunca sabereis.

VI
Nada entreabre de mim
O sorriso que nem é meu,
Mas uma gentileza do pintor.

VII
E eu saberei
Tudo de vós,
Por isso sorrio.






Nuno Rocha Morais







Sem comentários:

Enviar um comentário

Onde estais versos magníficos, Cantos de fachada belíssima, Naves de silêncio imponente, Palavras que ultrapassam o tempo, Onde estais, que ...